Faça sua inscrição

Leia todas as informações e inscreva-se clicando no botão no fim da página!

Manual do participante

 1. O que é o Seminário Psicologia do Trânsito em Trânsito pelo Brasil?
Este seminário é um projeto do Sistema Conselhos de Psicologia que tem o objetivo de promover discussões com a categoria de psicólogas(o) no Brasil inteiro sobre diversos temas relacionados ao Trânsito, incluindo a atuação da(o) psicóloga(o) no contexto do trânsito e avaliação psicológica para a obtenção de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o título de especialista em Psicologia do Trânsito, a autonomia da(o) psicóloga(o) na escolha da bateria de testes para a avaliação psicológica do Trânsito, a relação com os Detrans, questões trabalhistas, outras intervenções possíveis da(o) psicóloga(o), com vistas a um avanço da atuação da(o) psicóloga(o) nesse contexto, para além da prática da avaliação psicológica, envolvendo a discussão sobre a mobilidade urbana.

2. Onde e quando vai acontecer o seminário?
Cada CRP deve promover um evento em seu estado, entre 15 de junho e 30 de julho, com a participação de psicólogas(o) e entidades relacionadas ao tema para o debate. Em programação, é possível ver a data e local de eventos de cada CRP. São 20 CRPs, que abrangem todas as regiões do país.

3. Quem pode se inscrever e participar?
Todos os interessados no tema podem se inscrever e participar, porém, apenas durante o período matutino. O período da tarde do seminário “Psicologia do Trânsito – Em Trânsito pelo Brasil” é destinado à psicólogas e psicólogos, e também à estudantes de Psicologia pois as discussões vão tratar de Avaliação Psicológica, assunto específico para profissionais e estudantes de Psicologia.
Portanto, programe-se para comparecer no evento no período mais adequado ao seu interesse!

4. Qual o investimento e como faço para participar do Seminário?
O seminário e a inscrição são gratuitos. As inscrições podem ser realizadas no final desta página, clicando no botão “Inscreva-se” até a véspera de cada evento. Para conferir a data do seminário em sua região, acesse a programação clicando aqui.

5. Quem está promovendo o seminário? Quem são os palestrantes?
O seminário é uma iniciativa do Sistema Conselhos de Psicologia, que poderá convidar entidades relacionadas aos temas trânsito e mobilidade urbana para a realização conjunta do evento em cada região.
Os palestrantes serão convidados locais – que falem sobre o tema considerando a realidade regional – e convidados itinerantes, que vão participar dos seminários em todo o país. Para mais informações sobre os palestrantes do seminário no seu estado, procure o seu Conselho Regional.

6. Haverá apresentação de trabalhos? Como faço para inscrever o meu?
Nos seminários de alguns estados, haverá a apresentação de pôsteres, folders e vídeos (mínimo 2m30s e máximo 5m). É possível fazer a inscrição de seu trabalho clicando no botão “Inscreva-se” no fim desta página. Verifique se no seminário de seu estado haverá a apresentação de trabalhos no link http://transito.cfp.org.br/inscricao/.

7. Quais são as modalidades de trabalhos que podem ser inscritas?
Há três modalidades: Folders, Painel/Pôster e Vídeos.

  • Folders: Na hora de preencher os campos no o sistema de inscrição, a quantidade mínima de caracteres deverá ser de 150 e no máximo 350, excluído título, nome dos autores e filiação institucional.
  • Painel/Pôster: As medidas definidas para os painéis deverão ser respeitadas (90cm de largura por 120cm de altura). O autor é responsável pela montagem e desmontagem do pôster. Na hora de preencher os campos no o sistema de inscrição, a quantidade mínima de caracteres deverá ser de 150 e no máximo 350, excluído título, nome dos autores e filiação institucional.
  • Vídeos: Na hora de preencher os campos no o sistema de inscrição, a quantidade mínima de caracteres deverá ser de 150 e no máximo 350, excluído título, nome dos autores e filiação institucional. O vídeo pode ter 2 minutos e 30 segundos no mínimo de duração e no máximo 5 minutos de duração.

Cada inscrito poderá apresentar no máximo três trabalhos, nos formatos a seguir:

Temas dos trabalhos

  • Psicologia do Trânsito no Brasil e Mundo;
  • Mobilidade Urbana: Políticas Públicas e Novas Práticas;
  • Avaliação psicológica no contexto do trânsito.

8. Receberei algum certificado de participação?
Os certificados devem ser solicitados ao CRP que promoveu o seminário de que a(o) senhora(o) participou.

Observações: Para alterar informações sobre seus dados para inscrição, basta acessar o botão de inscrição abaixo, clicar no CRP de sua região e clicar em “Já sou cadastrado! Desejo alterar meus dados / Inscrever trabalhos“.

Para mais informações sobre local, data, palestrantes e etc, clique aqui e procure o seu CRP.