O seminário
O Seminário Psicologia do Trânsito: em trânsito pelo Brasil surgiu a partir de uma delegação da Assembleia das Políticas, Administração e das Finanças (APAF) de trabalhar temas amplos do trânsito, incluindo atuação do psicólogo no contexto do trânsito, processo de avaliação para obtenção de CNH e o título de especialista.
Com um tema único de caráter nacional e local, o seminário será realizado em diversos estados do país, organizados pelos respectivos Conselhos Regionais de Psicologia, com convidados locais – que falem sobre o tema considerando a realidade regional – e convidados itinerantes, que vão participar dos seminários em todo o país. Os eventos vão ocorrer no período de 15 de junho a 30 de julho de 2012.
Os eventos vão contar com a apresentação de trabalhos e uma plenária final, que produzirá uma Carta de Intenção com encaminhamentos de psicólogas e psicólogos aos órgãos responsáveis na área de mobilidade e trânsito.
Após a realização de todos os seminários, será promovido um debate online, em data a confirmar, na sede do CFP, onde haverá a entrega um relatório final – a partir dos documentos de todas as plenárias dos seminários – às autoridades responsáveis, entre elas Contran, Denatran, Ministério das Cidades, Ministério da Saúde, Ministério da Justiça, entre outros.
Entre os temas que serão discutidos nos eventos, estão: a abordagem dos marcos regulatórios brasileiros; a discussão de práticas da Psicologia nas políticas públicas; a participação da Psicologia no controle social; a discussão do processo da avaliação psicológica, incluindo a questão do caráter preditivo, os instrumentos disponíveis e a necessidade de autonomia no trabalho das(o) psicólogas(o).
Também haverá, em uma das mesas, o lançamento do Documento Final do Ano Temático da Avaliação Psicológica, no que se refere à Avaliação Psicológica no contexto do Trânsito.
Convidamos todos as psicólogas e psicólogos a fazerem inscrições de trabalhos, na forma de pôsteres, folders e vídeos, mostrando experiências bem sucedidas na sua região. Os trabalhos serão avaliados e aprovados por uma comissão. É importante que cada psicóloga(o) possa apresentar seu trabalho no evento.